Jornal faz comparação polêmica do Palmeiras no Mundial com pequeno time francês
O Mundial de Clubes até aqui tem mostrado um equilíbrio muito grande entre os clubes da Europa e da América do Sul. Por exemplo, Palmeiras e Fluminense ficaram no empate por 0 a 0 com Porto e Borussia Dortmund, respectivamente, o que tem causado surpresa para muito especialista em futebol internacional.
- Veja os 10 jogadores que se destacaram nos times brasileiros
- Marcelo é sincero e manda a real sobre eliminação do Fluminense
Mas o jornal francês L’Équipe parece ter ficado com uma impressão diferente. E tudo indica que a goleada por 10 a 0 do Bayern de Munique sobre o Auckland City, da Oceania, deturpou a análise, novamente dando muita vantagem aos clubes do Velho Continente sobre os adversários ‘não europeus’.
A avaliação, publicada pelo jornal nesta terça-feira (17), equiparou as equipes que disputam o Mundial de Clubes a clubes franceses, usando como base o power ranking da Opta e o valor de mercado dos elencos (de acordo com o site Transfermarkt).
Palmeiras igual ao…Nice? Flamengo na mesma proporção do…Rennes?
O power ranking da Opta avalia mais de 13 mil equipes no mundo considerando resultados, zebras (vitórias sobre times melhores pontuados) e a reputação das ligas e confederações. A análise do L’Équipe começou justamente pelos clubes sul-americanos e com grande destaque para os brasileiros.
“Palmeiras e Flamengo têm elencos com valor médio de mercado semelhante ao de um bom clube da Ligue 1 (Nice – 4º colocado na última liga ou Rennes – 12º). Ambos têm boas chances de se classificar para as oitavas de final”, escreve a publicação francesa.

Foto: Reprodução/L’Équipe
“O Botafogo, recente campeão continental, está um pouco mais atrás, assim como o Fluminense, que claramente perdeu força desde a conquista da Libertadores em 2023 e é apenas o 12º time brasileiro mais bem avaliado”, completa o L’Équipe.
Sequência do Palmeiras no Mundial de Clubes
Entre os africanos, o Al-Ahly, do Egito – que será o segundo rival do Palmeiras no Grupo A do Mundial de Clubes, seria o único com nível de Ligue 1, o mesmo para o Al-Hilal, da Arábia Saudita, entre os asiáticos. Já o Auckland City, “pivô” da reportagem, foi equiparado a uma equipe da 5ª divisão da França.

Veja também
Escalação do Palmeiras: Facundo Torres e Emi Martínez são testados e Abel muda time no Mundial
Após o empate com o Porto, no último domingo (15), o Alviverde volta a campo na quinta-feira (19) diante do Al-Ahly, em New Jersey, às 13h (horário de Brasília). No complemento da segunda rodada do Grupo A, o Porto encara o Inter Miami, em Atlanta.