O Botafogo começa a se movimentar nos bastidores visando a próxima janela de transferências, mas também monitora a situação de atletas com contrato próximo do fim.
- Saiba quem é Luís Guilherme, alvo do Botafogo de JohnTextor
- Davide Ancelotti assume quinta colocação em importante ranking do Botafogo
Ao todo, cinco jogadores do elenco atual alvinegro têm vínculo a expirar no segundo semestre de 2025. Nenhum deles, no entanto, é tratado como indispensável pela SAF alvinegra neste momento.
Entre os nomes mais relevantes da lista está o volante Danilo Barbosa, que tem contrato até dezembro e já desperta o interesse de outros clubes da Série A.
Outro caso de atenção é o do atacante Gonzalo Mastriani, que pertence ao Athletico-PR e está emprestado ao Botafogo. Contratado a pedido do técnico Renato Paiva, já demitido, o uruguaio ainda não tem negociações abertas para renovação ou aquisição definitiva.
Jogadores com menos espaço também podem deixar o clube
A lista de atletas com vínculo prestes a se encerrar também inclui nomes com pouco espaço na atual temporada, como o lateral-esquerdo Marçal e o goleiro Raul.
Marçal retornou ao clube no início do ano e pode optar por encerrar a carreira ao fim do contrato. Raul, por sua vez, é atualmente a terceira opção da posição e ganhou a concorrência do jovem equatoriano Cristhian Loor.

RJ – RIO DE JANEIRO – 14/09/2024 – BRASILEIRO A 2024, BOTAFOGO X CORINTHIANS – Marcal jogador do Botafogo durante partida contra o Corinthians no estadio Engenhao pelo campeonato Brasileiro A 2024. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Inicialmente, o grupo ainda contava com Rafael Lobato, atacante de 19 anos formado na base, que estava com contrato até setembro de 2025. No entanto, o jovem teve seu vínculo renovado nesta semana e agora está garantido até junho de 2028.
Afastados e emprestados também entram na lista
Além dos atletas que ainda estão integrados ao elenco principal, outros dois nomes afastados ou emprestados completam a lista de possíveis saídas. Luís Oyama, atualmente no Novorizontino, e Philipe Sampaio, zagueiro que estava no Atlético-GO, não devem mais atuar com a camisa do Botafogo. O contrato de Sampaio foi estendido até novembro apenas para que ele finalize tratamento de lesão, já que a prorrogação é obrigatória em casos clínicos.

Veja também
Jorge Jesus ainda não assinou com o Al Nassr e pode ser uma grande chance para o Botafogo atravessar o negócio
Botafogo deve buscar reforços no mercado
Enquanto lida com possíveis saídas, o clube também se movimenta para contratar. A prioridade é um atacante de lado, além de reforços para a lateral esquerda e a zaga. Jovens como Cuiabano e Jair também chamam atenção do mercado, com sondagens do futebol inglês.